Pensamento positivo e o lado escuro da força

 

Enfrentar o "dark side" é preciso
Enfrentar o “dark side” é preciso

Pensamos…

E procuramos pensar de forma positiva, porque sabemos a força que o pensamento tem.

Mesmo assim, nada parece mudar ou muda muito pouco, quase como se arrastássemos um móvel de um lado para o outro, uma mudança mais estética do que fundamental.

Ficamos, então, um pouco decepcionados com essa história de pensamento positivo.

Por que não funciona comigo?, perguntamos.

Talvez estejamos nos esquecendo do lado escuro da força, o pensamento negativo, que parece ter vindo acionado desde quando nascemos ou que, por questões culturais e de história familiar, acaba por nos impregnar, de ponta a ponta.

É ele, o pensamento negativo, que, inconscientemente, limita nossa mudança. Queremos subir, mas ele nos puxa para baixo. Pensamos positivamente e com confiança, no nível consciente, mas a força do pensamento negativo, no inconsciente, age como um freio.

Uma forma de lidar com isso é a aceitação. Aceitar que seja assim. Quando aceitamos que o lado escuro da força existe e que age sobre nós, estimulamos os pensamentos negativos a virem à tona, ao nível consciente.

Ah, então eu quero isso, mas, na verdade, não me acho merecedor porque sempre agi “errado” neste aspecto, como poderia ser diferente agora?, refletimos.

Conhecer o pensamento negativo que limita nossos anseios é o primeiro passo para efetivamente “dissolvê-lo”. Aceitar que “erramos” é o segundo. O terceiro, e libertador passo, é perceber que qualquer que tenha sido nosso “erro” (ou, melhor do que erro, algo que fizemos e que não nos trouxe bons resultados), a possibilidade de repeti-lo está praticamente zerada, uma vez que nos tornamos conscientes dele. E consciência é tudo.

Nada melhor, portanto, do que fortalecer nossa consciência, pelo autoconhecimento; pela aceitação do que efetivamente somos; pelo amor a nós mesmos; pela compreensão em relação à forma como aprendemos; pelo respeito ao nosso jeito de ser… E pelo pensamento positivo, que nos ajuda a descobrir, caso haja algum, o pensamento negativo a ele associado. Assim, podemos “dissolvê-lo”, aceitando-o e integrando-o positivamente (como aprendizado) em nós.

Isso traz poder. O poder de estar em paz consigo mesmo, ao instituir um cessar-fogo entre o pensamento positivo e o negativo. E, estando em paz consigo mesmo, o poder de avançar pela vida com menos medo e mais resultados.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Pensamento positivo e o lado escuro da força”

  1. Simone Teixeira Says:

    Oi Ana! Obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz com as palavras e a visita. Volte sempre!

    Então… Estava aqui em casa, meio triste, porque hoje tomei uma decisão doída, porém necessária, e resolvi xeretar seu blog. Que grata surpresa! Que benção chegar aqui e ler esse texto incrível!

    Dizer que você domina as palavras é pouco… Você envolve quem está lendo de tal maneira que o texto parece uma canção, ganha som, ganha vida e nos ‘atinge’ por completo.

    Eu precisava muito ler tudo isso! E fiquei consolada em saber que você carrega dentro de si os mesmos questionamentos que eu, e certamente os mesmos de boa parte da humanidade…

    Culpas, medo, incerteza, tudo isso permeando nossa vida enquanto tentamos prosperar, conseguir chegar lá, realizar, amar, receber o que merecemos – mesmo acreditando às vezes que não…

    Ufa! Lindo demais compartilhar isso. E um alívio pra esse domingo chuvoso saber que não estou só nessa busca.

    Pois que venha o lado escuro da força! Estou aqui prontinha para conhecê-lo e fazer escolhas mais certeiras…

    Um beijo enorme!

    Muito bom te ler!
    Simone

  2. Alessandro Says:

    Oi Ana. Obrigado pela visita. Acabei de ler os seus blogs e gostei. Especialmente dessas análises sobre a relatividade do tempo e nossa relação com os fatos da vida. A inquietação que toma conta quando não conseguimos compreender e vivenciar aquilo que as coisas são.
    um abraço,
    Alessandro

Deixe um comentário